abril 01, 2020

Renúncia


*nota pessoal do dia 6 de Novembro de 2017

Há uma senhora da igreja que eu e minha família frequentávamos quando eu era mais nova que sempre nos encontra por acaso no shopping. Ela é uma pessoa muito querida e bastante autêntica, nós amamos conversar com ela.

Um dia desses eu estava falando com a minha mãe sobre como eu queria ser quando ficasse mais velha, disse a ela que queria ser como a irmã Janete. Queria ser como ela porque mesmo que ela dê muito ouvidos a um pregador que eu não concordo, e que seja engraçada, não há nenhuma vez que nós a encontramos que ela não fale de Jesus. Ela é com certeza uma senhora muito especial.


Bom, uma dessas vezes ela contou algo que eu guardei no meu coração. Ela nos disse que escreveu um hino em um papel e grudou na geladeira de sua casa. Todo dia quando acorda, ela tira alguns minutos para recitá-lo. E a canção diz assim: "Jesus é Mais..." (Gravei apenas essa parte, porque é a mais importante na história, rs.)

Em uma manhã algo estranho aconteceu: ela simplesmente não conseguia ler "Jesus é Mais." Ela contou que, ainda que fosse isso que estivesse escrito, a única coisa que ela lia era "Jesus é Moriá." Ela tirou o papel da geladeira, colou na parede, olhou, olhou, mas ela ainda só conseguia ler "Jesus é Moriá."

"Vocês sabem o que significa Moriá?", perguntou ela. Um olhou para o outro esperando alguém que salvasse, mas só se ouviram quatro não's desarmônicos. "Moriá significa lugar de sacrifício. Jesus é lugar de sacrifício."

“Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: “Abraão!” Ele respondeu: “Eis-me aqui”. Então disse Deus: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei”. Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque, seu filho. Depois de cortar lenha para o holocausto, partiu em direção ao lugar que Deus lhe havia indicado. No terceiro dia de viagem, Abraão olhou e viu o lugar ao longe. Disse ele a seus servos: “Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorar, voltaremos”. Abraão pegou a lenha para o holocausto e a colocou nos ombros de seu filho Isaque, e ele mesmo levou as brasas para o fogo, e a faca. E, caminhando os dois juntos, Isaque disse a seu pai, Abraão: “Meu pai!” “Sim, meu filho”, respondeu Abraão. Isaque perguntou: “As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” Respondeu Abraão: “Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho”. E os dois continuaram a caminhar juntos. Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho. Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: “Abraão! Abraão!” “Eis-me aqui”, respondeu ele. “Não toque no rapaz”, disse o Anjo. “Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho.” Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá pegá-lo, e o sacrificou como holocausto em lugar de seu filho. Abraão deu àquele lugar o nome de “O Senhor Proverá”. Por isso até hoje se diz: “No monte do Senhor se proverá”.” Gênesis‬ ‭22:1-14‬ ‭NVI‬‬

Quero dizer, todo mundo quer falar sobre Jesus. Todo cristão diz que quer viver os propósitos de Deus para sua vida, mas é mentira - pelo menos na maioria das vezes. É raro você achar alguém que realmente abra mão das suas próprias vontades pela vontade de Deus. Ninguém realmente quer pagar o preço.

“Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará.” Mateus‬ ‭16:24-25 NVI

Nós sabemos que a morte espiritual daqueles que creram em Cristo foi revogada, e que isso foi conquistado por Jesus a preço de morte de cruz. Nossa salvação já foi paga por Ele, e nada pode mudar isso. No entanto, caminhar com Ele requer renúncia. Ele é o Caminho, o Caminho que nos leva pra casa, certo, mas ainda é o Caminho estreito.


Quando eu estava gravando as entrevistas do Projeto Harmonia eu tinha muitas coisas que estavam indefinidas na minha vida - que seriam potenciais preocupações -, mas Deus havia me direcionado a desenvolver esse projeto e eu só estava obedecendo. Entretanto, pessoas vieram falar comigo, e algumas foram diretas em dizer que estavam curiosas, e tudo bem por isso, mas outras vieram até mim com um certo ar de arrogância...

Elas não queriam saber do que se tratava o projeto, queriam saber era o que eu estava fazendo, como se fosse atrevimento meu gravar entrevistas, e parecer um pouco mais "profissa" (rs,) e, pior: sem que elas estivessem em algum lugar de destaque.

Eu simplesmente não entendo, eu preciso confessar. Essas mesmas pessoas são determinadas e bem sucedidas. Elas deram "certo" na vida. Exatamente o que elas sonharam acontece sempre para elas. Não sei se tudo, mas o que querem, elas conquistam. Sou testemunha.

A questão é: se você quer ter minha vida, faça as renúncias que eu fiz, viva os fracassos que vivi. Não seja tolo em pensar que eu sou apenas a superfície - esse coração já viveu profundas tempestades. Deus já fechou diversas portas no meu nariz, já fui humilhada e caluniada. Por obediência, já tive que me fazer vulnerável com pessoas que iriam planejar o meu mal.


Não sou nenhum exemplo de mártir, rs. Mas você estaria disposto a chegar lá? De verdade?

“Naquele mesmo dia Gade foi dizer a Davi: “Vá e edifique um altar ao Senhor na eira de Araúna, o jebuseu”. Davi foi para lá, em obediência à ordem que Gade tinha dado em nome do Senhor. Quando Araúna viu o rei e seus soldados vindo ao encontro dele, saiu e prostrou-se perante o rei com o rosto em terra, e disse: “Por que o meu senhor e rei veio ao teu servo?” Respondeu Davi: “Para comprar sua eira e edificar nela um altar ao Senhor, para que cesse a praga no meio do povo”. Araúna disse a Davi: “O meu senhor e rei pode ficar com o que desejar e oferecê-lo em sacrifício. Aqui estão os bois para o holocausto, e o debulhador e o jugo dos bois para a lenha. Ó rei, eu dou tudo isso a ti”. E acrescentou: “Que o Senhor, o teu Deus, aceite a tua oferta”. Mas o rei respondeu a Araúna: “Não! Faço questão de pagar o preço justo. Não oferecerei ao Senhor, o meu Deus, holocaustos que não me custem nada”; e comprou a eira e os bois por cinquenta peças de prata. Davi edificou ali um altar ao Senhor e ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão. Então o Senhor aceitou as súplicas em favor da terra e terminou a praga que destruía Israel.” 2 Samuel‬ ‭24:18-25‬ ‭NVI‬‬

“Então Salomão começou a construir o templo do Senhor em Jerusalém, no monte Moriá, onde o Senhor havia aparecido a seu pai Davi, na eira de Araúna, o jebuseu, local que havia sido providenciado por Davi.” 2 Crônicas‬ ‭3:1‬ ‭NVI
‬‬

Esteja consciente que todos os seus planos e "segurança" vão embora se você quer mesmo seguir Jesus. Seus próprios sonhos vão ser frustrados e você nunca vai saber mais do que o próximo passo a ser tomado... Ah! Mas você quer saber de uma boa nova: Deus realmente, de verdade verdadeirinha, tem o MELHOR pra você!


Depois da trilha dura do monte, você realmente vê Jesus transfigurado. Depois da cruel renúncia, você realmente terá o momento "Contemple e fique maravilhado."

“Respondeu João: “Eu batizo com água, mas entre vocês está alguém que vocês não conhecem. Ele é aquele que vem depois de mim, e não sou digno de desamarrar as correias de suas sandálias”.
No dia seguinte, João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Este é aquele a quem eu me referi, quando disse: Vem depois de mim um homem que é superior a mim, porque já existia antes de mim.” João‬ ‭1:26-27, 29-30‬ ‭NVI

Não tem como eu te adiantar tudo, mas você vai se sentir realizado e absurdamente grato pela bondade do Pai. Afinal, você teve todas as suas orações respondidas: "Ainda, que não seja a minha vontade, mas a Tua seja feita. Em Nome de Jesus (é Moriá). Amém."

S. x

Nenhum comentário:

Postar um comentário