outubro 03, 2018

DETOX DE PRIMEVERA: 17 hábitos ruins pra cortar da sua rotina

#whisperbysara #lookdodia #ootd #primavera #dress #fashion #style #lifestule #estilodevida #bemestar

A primavera chegou e com ela os dias quentes e ensolarados. Eu até entendo quem prefere dias frios e nublados, o calor pode ser realmente desconfortável. Mas como uma pessoa completamente solar, acho que desconforto às vezes é até bom, sabe?!

Há quem não queira confessar, mas o desconforto gera em nós uma vontade de mudança, inconformismo. Minhas melhores decisões foram tomadas nos momentos das minha maiores crises (por causa do Espírito Santo, claro!) E eu sou muito grata por isso, pois situações como essas me mostram que até a bagunça dos nossos pensamentos e emoções podem ter um final feliz, rs.

Bom, sendo assim, eu listei dezessete maus hábitos que eu quero cortar ou que já cortei da minha rotina, e te convido a fazer o mesmo. Simples passos podem te levar a destinos incríveis.

#1 Usar fone de ouvido o dia todo

Eu não sei você, mas eu amo música. Eu ouço praticamente o dia todo, por isso esse é o item número um da minha lista. Apesar de não ter a menor chance de os meus dias musicais mudarem, o fone de ouvido pode ser dispensado, ou até mesmo menos usado.
Bom, eu estava pensando um dia desses no tamanho do estrago que usar fones de ouvido o dia inteiro pode trazer à minha audição a longo prazo. Então decidi restringir o tempo com o fone no ouvido a no máximo uma hora e meia por dia (tempo no busão, rs.) Ah, mas relembrando: música sem fone em um volume aceitável totalmente liberada!

#2 Não ter limites de tempo pra internet

Na semana passada eu postei uma indicação de app no meu stories, o "Moment". Esse aplicativo contabiliza o tempo que você passa no seu celular, e é assustador como a gente não percebe o quão dependente nós nos tornamos da tecnologia. No primeiro dia eu fiquei me vigiando, o que me fez passar menos tempo no celular, mas em compensação eu desbloqueei a tela (ou seja, peguei no celular) umas quarenta vezes. Conclui que, como não fiquei direto no celular pelo medo do resultado, eu acabei me sentindo ansiosa e chequei as notificações muito mais vezes.
Em compensação, no segundo dia de adaptação ao app, eu esqueci de economizar tempo e estourei quatro horas na frente do celular! Entrei em crise! Sem notar, eu estou a anos perdendo horas preciosas do meu dia, vivendo uma vida desregrada e prejudicial por causa do smartphone e da internet, se é que isso é vida!
Mas enfim, vivemos em uma era digital e o meu trabalho é em parte feito através do celular. Então para resolver meu dilema decidi tomar a decisão mais simples e efetiva: limitar meu tempo no iPhone a duas horas. Vou te dizer que me parece bastante razoável e eu acho que eu to pegando até bem leve, rs.
Bom, não somos mais crianças. As regras que nos fazem bem agora são ditadas por nós mesmos.

#3 Trabalhar mais que o devido

Eu trabalho em home office o que é confortável e me dá tranquilidade para criar, já que eu vivo em um lugar mais reservado perto da natureza. As horas que não gasto no transporte público também são benéficas, mas trabalhar em casa também tem suas desvantagens.
Ninguém dita a hora, ninguém regula seus horários ou te diz que é hora de almoçar ou de parar... Bom, já cheguei a trabalhar vinte e duas horas seguidas durante três dias em um projeto, sem tirar os olhos da tela do computador nem mesmo durante as minhas refeições. Eu surtei! Acabei pedindo demissão do estágio e recebendo um valor irrisório por toda aquela trabalheira. Contudo, o que tirei dessa experiência horrível foi que ninguém além de você (e Jesus!) entende a sua própria humanidade.
Você possui limites e tem necessidades, respeite a si mesmo. Estabeleça um horário, e trabalhe o suficiente. Esgote suas forças apenas em emergências extremas.

#4 Lavar o cabelo todo dia

Eu não sei se você faz isso, mas eu tenho o costume de lavar o cabelo todo dia. Eu tenho a raiz mais oleosa então me deixa agoniada ficar sem lavar... Mas o fato é que lavar o cabelo todos os dias coopera para que ele seja ainda mais oleoso, e eu sei que é preciso mudar. Sempre adiei porque eu sempre pensava nas coisas importantes que eu tinha que fazer no dia e que eu não podia estar com meu humor afetado por causa da raiz do meu cabelo.
No entanto, eu tenho me policiado para não me convencer a lavar e também pesquisado um pouco mais sobre como controlar o cabelo "sujo" sem ficar um tanto quanto irritada... E um dos produtos indicados para quem quer mudar o hábito de lavar o cabelo todo dia é um shampoo a seco, porque ele ajuda a tirar o brilho da oleosidade e dá mais volume. Eu ainda não testei, mas pretendo. Conto tudo depois!
Lavar as madeixas um dia sim e outro não já é suficiente, e não penso ser um passo tão difícil de tomar.

#5 Usar lentes de contato mais que o devido

Eu sou míope. Assim, bem míope mesmo, rs. Usei o óculos por uns dois anos (comecei a enxergar coisas distantes embaçadas apenas no terceiro ano do Ensino Médio), mas eu definitivamente não me acostumei a ter que ter algo no meu rosto o dia todo. Eu esquecia (de propósito) de colocar sempre quando acordava, ou ia sair ou em qualquer hora do dia, rs.
A minha solução foi usar lentes de contato todo dia, já que o meu grau de miopia só aumentava. Como você esquece muito fácil da lente, eu acostumei rápido. Mas em compensação eu acabei me adaptando tão bem, que eu às vezes esqueço de tirar até para dormir!
Por isso, decidi estabelecer um horário para remover as lentes de contato todo dia. Bom, meu dia começa às seis da manhã, me parece aceitável que às seis da tarde seja o horário ideal para fazer isso. Se você é como eu, e esquece de tirar a lente, faça as contas e determine a hora de tirá-las.

#whisperbysara #lookdodia #ootd #primavera #dress #fashion #style #lifestule #estilodevida #bemestar #flores #fotografia #flowers #photography

#6 Olhar o celular antes de dormir

O Instagram (ou qualquer outra rede social que você goste) trabalha com produção de conteúdo, e quanto mais, melhor. Ou seja, você recebe um milhão de informações por dia através das mídias aonde você for. Bom, durante o dia todo esse acúmulo passa despercebido porque seu cérebro está em pleno trabalho, e tudo bem (em parte).
Mas esse turbilhão de conteúdo não faz o menor sentido para quem precisa desacelerar e se preparar para dormir. Você sabe do que eu estou falando, fique longe da área de "Explorar" do Instagram! Principalmente depois das nove da noite. E tome um chá e leia um livro, rs. Seu cérebro agradece.

#7 Pegar no celular logo que acorda

Algo um pouco parecido com o que acontece de noite, acontece pela manhã, só que dessa vez é o oposto: você precisa despertar. A maneira que você acorda interfere completamente em como você vai se sentir durante o dia, queira você admitir ou não.
Despertar aos poucos, sem receber um choque visual de informações, vai te ajudar a ter uma concentração maior, ou seja, a ser mais produtiva no seu trabalho. Na minha opinião, uma manhã bem vivida auxilia a ter um maior alto controle, paciência e a não sofrer com tantas variações do seu humor durante o dia.
Acorde uns minutos antes, leia um pouco, organize seus pensamentos, faça uma lista de tarefas para o dia e tire um tempo para tomar café da manhã. Pessoalmente, eu consigo fazer isso nos dias que eu não acordo tão cedo para a faculdade, mas a meta é acordar todo dia plena assim, rs.

#8 Não ter horário para as refeições

Na minha casa nós temos o costume de almoçar e jantar na mesma hora praticamente todo dia, então isso acabou se tornando bem resolvido na minha rotina. Mas, eu sei que tem pessoas que perdem o horário do almoço devido o trabalho, ou até mesmo não têm um momento definido para isso, e acabam comendo apenas um sanduíche.
Não tenho condições de te dizer exatamente como, entretanto esse mal hábito é muito ruim para sua saúde, pois atrapalha na digestão e até mesmo no que você está fazendo, já que o seu organismo está "concentrado" na quebra do alimento. Então saiba a hora de parar, e prefira se alimentar de comidas saudáveis e não fast food.

#9 Entrar no perfil de Instagram alheio sem a intenção de interagir com a pessoa

Em tempos de Instagram, a comparação se tornou mais acessível. Do sofá da sua casa você pode saber que sua influencer favorita está desembarcando de novo para a Califórnia, e você não tem dinheiro nem mesmo pra ir de busão pra Angra no feriado.
Eu diria que um bom remédio para isso é tomar para si as vitórias alheias e se alegrar com a alegria de outros. Mas a verdade é que não temos a intenção de comparar nossas vidas com as dos outros, às vezes acontece.
Então, acho que você vai precisar se desfazer do hábito de entrar no feed de alguém só para saber o que essa pessoa está fazendo. E não digo que você deva se desfazer do seu perfil do Instagram ou coisa assim. Simplesmente tenha um propósito para seguir as pessoas que você segue, todas conexões e relacionamentos têm um porquê.
Siga pessoas que te inspiram, e só entre nos perfis alheios se for para interagir (curtir fotos e deixar comentários que vão encorajar a pessoa a continuar).

#10 Dormir tarde

Eu tenho sérios problemas com procrastinação, rs. É péssimo porque no fim do dia parece que todas as tarefas que eu não cumpri durante o dia se tornam irremediavelmente impossíveis de se deixar para amanhã. Ou seja, não é que eu seja mais produtiva durante a noite, mas com certeza é quando eu faço mais coisa em menos tempo... Isso até que apareça um detalhe que me prende até que as horas de sono se percam.
Quando você deixa para fazer o que você não fez durante o dia para a noite, sempre tem algo que se apresenta não-solucionável e que te faz perde completamente a noção de tempo, porque você já está cansada. Pela manhã você percebe o quão bobo era resolver aquilo que à noite parecia um bicho de sete cabeças.
Então, seja por causa do smartphone ou seja por acúmulo de tarefas não perca a hora de dormir, rs. Lembre-se que amanhã é um novo dia, que você precisa estar pronta e de cabeça fresca para fazer o que você não conseguiu fazer hoje. (E não procrastine, rs.)

#whisperbysara #lookdodia #ootd #primavera #dress #fashion #style #lifestule #estilodevida #bemestar #flores #fotografia #flowers #photography

#11 Acordar em cima da hora

Acordar na pressa, tomar banho correndo, escolher a primeira roupa do armário, sair de casa sem comer nada... Falamos um pouco sobre as vantagens de uma manhã slow no item sete, mas para mim a rotina matinal é com certeza a mais importante e merece mais um destaque.
Procure acordar pelo menos uns quinze minutos antes do que você costuma acordar. Isso vai te dar mais tempo de cuidar de você mesma e de se preparar para os desafios do dia. Durma mais cedo e acorde mais cedo, esse tipo de hábito vai mudar sua vida, rs.

#12 Fazer várias coisas ao mesmo tempo

Culpada! Sempre quando eu ligo meu notebook para fazer algum trabalho da faculdade, por exemplo, eu abro meu e-mail primeiro, então eu abro vários links de newsletters de sites que eu gosto de ler, então eu lembro que eu preciso atualizar alguma coisa em alguma página do blog, atualizar publicidade, checar números da própria newsletter do Whisper, e também que tem post que eu ainda não pinei as fotos da inspo no Pinterest... Enfim, ufa! Eu mal consigo fazer a primeira coisa. Minha cabeça fica uma bagunça e eu preciso parar.
Uma simples lista do que você precisa fazer e na ordem de importância vai te ajudar muito a se organizar e aproveitar seu tempo ao máximo.

#13 Não cuidar da pele

Agora sim, aos meus plenos vinte e poucos eu entendo a necessidade de cuidar da minha pele. Eu pensava ser besteira, também porque minha mãe sempre foi muito plena nisso: cuidados mínimos e pele bonita. Mas a verdade é que eu tenho o hábito (que eu amo!) de passar maquiagem, e de tomar sol, e de andar por aí na poluição da cidade... Ou seja, eu preciso de cuidados mais reforçados para amadurecer com plenitude, rs.
O meu tipo de pele é pele seca, por isso eu preciso de mais hidratação que pessoas com pele oleosa. Mas também, tenho ataques de acnes no inverno (o que não faz muito sentido, rs.) que me fazem ter que usar um sabonete específico para isso durante alguns meses do ano. Além de passar protetor solar todo dia (o que já é um hábito meu porque eu amo o cheirinho do meu protetor, rs.)
O que quero dizer é que você precisa ir a um dermatologista, conhecer a sua pele e ter esses momentinhos de cuidados com você mesma durante o dia.
diquinhas: canal da Vic Ceridomo; o sabão líquido que eu uso para acne é o Actine; e não seque tão bem sua pele depois do banho para absorver melhor o hidratante (dica que eu peguei da Vic, que funciona muito mesmo, rs.)

#14 Acumular coisas que podem que não te servem, mas podem servir pra outros

Faça uma limpeza no seu armário regularmente, pelo menos de seis em seis meses. Tire aquilo que você não usa mais e doe, ou faça um bazar para juntar uma graninha e comprar roupas novas, investir em algo que você queira.
Como alguém que já passou pelas duas experiências, eu te digo que doar ainda é a melhor opção, mesmo que o bazar possa te gerar um lucro, não vale tão a pena assim...
Mas, no fim, o importante é você abrir espaço no seu armário para memórias novas e fazer o dia de alguém mais estiloso, rs.

#whisperbysara #lookdodia #ootd #primavera #dress #fashion #style #lifestule #estilodevida #bemestar #flores #fotografia #flowers #photography #decor #decoração #designdeinteriores #interiordesign #kitchen

#15 Adiar consultas que você precisa ir há meses (ou até anos)

Essa é para mim, e para você, e para todo mundo. Parar de procrastinar os cuidados com a saúde é definitivamente uma meta. Afinal é o joelho que dói, o cansaço exacerbado, o exame de sangue que você fez há dois anos atrás e que você não buscou até hoje...
Um dia a conta chega, mas antes dela chegar, faça os exames que precisa, visite um clínico geral, coloque sua saúde em dia e cuide de você.

#16 Viver uma vida sedentária

Eu já tentei adquirir o hábito de ir à academia, mas eu só fui durante uns dois meses (muito mal inclusive) e depois não fui nunca mais, rs. Eu não tenho hábitos ruins quanto a minha alimentação, o que ajuda muito, mas não fazer nenhum exercício me prejudica bastante. Normalmente eu não tenho a menor disposição para ter um dia muito atarefado, fico cansada só de pensar, rs.
A verdade é que ter exercícios físicos incluídos na rotina não é só uma questão estética, é uma questão de qualidade de vida (você já sabe, mas to repetindo, rs.) Bom, como não me identifiquei com o ambiente da academia, decidi colocar a bicicleta de volta no meu dia a dia, e também sempre que eu posso eu faço caminhada. Eu gosto bastante porque são exercícios que eu posso fazer ao ar livre, em contato com a natureza.
Minha dica é: descubra as atividades físicas que te fazem feliz e dedique algumas horas da sua semana a elas, já vai ser um bom começo.

#17 Não beber água

Beber água é uma das coisas mais básicas e parece que a gente nunca aprende. Eu já tive problemas com a minha saúde por quase não beber água e mesmo que hoje eu seja bem melhor, tem dias que eu esqueço completamente. Então quando é de noite eu decido tomar toda a água que não tomei durante o dia, rs.
A água limpa seu organismo e mantém os processos que acontecem dentro dele funcionando bem. Além disso, sua pele fica mais viçosa e hidratada... Na verdade, os benefícios são incontáveis, e o ideal mesmo é que você consuma os dois litros de água necessários aos poucos. Ou seja, compre uma garrafinha fofa, coloque metas e prefira a água a qualquer outra bebida.


E, então, qual os hábitos ruins que você precisa detonar? Quais seus hábitos bons favoritos?


C'est tout,


S. x

Nenhum comentário:

Postar um comentário